Sabará é a primeira cidade de Minas a decretar emergência pela chuva em 2016

Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a primeira cidade de Minas Gerais a decretar situação de emergência por conta de estragos causados pela chuva em 2016. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

No último sábado, um deslizamento de terra na Rua Catarina de Freitas, no Bairro Castanheiras, deixou ao menos 15 famílias desabrigadas. O incidente aconteceu por volta das 18h.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sabará comunicou à Defesa Civil estadual que a instabilidade do terreno poderia causar um desabamento, levando a um efeito dominó. Os moradores que não poderiam ficar nas casas de parentes ou amigos foram alojados na Escola Juscelino Kubitschek. A Cedec já disponibilizou apoio e ajuda humanitária para os desabrigados.

No fim de semana, o Sul de Minas foi a região do estado que mais sofreu com as consequências do clima instável. Segundo a Cedec, 21 cidades estavam em risco. Houve registro de alagamentos provocados pelo aumento do volume de córregos e rios, que acabaram transbordando. O órgão também acompanha ocorrências relacionadas a vistorias em residências, quedas de árvores e deslizamentos de taludes/encostas devido ao encharcamento do solo.

[ad name=”HTML”]

Várias rodovias foram afetadas com alagamentos e quedas de barreiras, entre elas a BR-460, que liga Lambari a Carmo de Minas. O trecho segue interditado por causa de um afundamento da pista.

Em São Lourenço, o alto índice pluviométrico em Itanhandu e Itamonte provocou o transbordamento do Rio Verde. Com isso, a água barrenta alagou ruas da cidade e obrigou muitos moradores a sair de casa.

Os municípios mais afetados são: Camanducaia, Cambuí, Carmo de Minas, Congonhal, Cristina, Inconfidentes, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Monte Verde, Munhoz, Piranguinho, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre, São Lourenço e Três Corações. (Com informações de Celina Aquino)

[ad name=”HTML”]

CLOSE
CLOSE
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com