LIONS CLUBE DE AIMORÉS PRESTA HOMENAGEM AOS POLICIAIS MILITARES DA QUADRAGÉSIMA NONA COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR PELO DIA DO SOLDADO

Representantes do Lions Clube de Aimorés, CCLL Washington, Raquel, Luiz Santos, Aron e Aluísio estiveram nesta quinta feira 24/08 – às 09h00min, na Sede da 49ª Cia PM – Aimorés, onde prestaram uma homenagem aos policiais militares daquela fração pelo Dia do Soldado. O Presidente do Lions Clube, CL Washington, explanou a todos que esta data é comemorada em 25 de agosto desde 1923, data dos 120 anos de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias, patrono do Exército.

Acrescentou ainda que duque de Caxias, embora conhecido, não era tão popular entre os generais. Nos anos 1920, devido a divisões políticas e ideológicas dentro do Exército, especialmente entre os jovens oficiais, o governo sentiu necessidade de criar um modelo de soldado ideal, que unisse a todos em torno de si. A sugestão do nome de Caxias é atribuída ao historiador Eugênio Vilhena de Morais, do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, e ao comandante do 1º Exército, sediado no Rio de Janeiro, general João de Deus Mena Barreto.

De todo modo, em 25 de agosto de 1923, o Ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho, baixou o Aviso n° 443, em que determinava que, daquele ano em diante, sempre naquela data, ocorreria “uma formatura de tropas do Exército, às quais hão de se reunir destacamentos da Marinha e da Brigada Policial”, em homenagem ao duque de Caxias, tal como ocorria com o almirante Barroso e o general Osório.

Ao final, o CL Washington (Presidente) passou às mãos do Comandante da 49ª Cia PM, Senhor Capitão PM – Gledson Vidal Pedroni Rosário, uma placa alusiva ao ato, além de uma faixa que foi fixada na entrada do quartel relatando a homenagem ao Dia do Soldado.

CLOSE
CLOSE
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com