Lagoa “caribenha” encanta moradores e turistas em Itapemirim

Moradores e turistas que frequentam a Lagoa do Guanandy, mais conhecida como Lagoa do Gomes, em Itapemirim, no Litoral Sul do Estado, estão encantados com a cor da água. Ela está transparente e, com isso, tem atraído cada vez mais pessoas para o local.
Normalmente a água tem um tom amarelo escuro e, há cerca de 10 dias, ficou mais clara. Segundo o secretario de Meio Ambiente, Tiago Leal, o fenômeno ocorreu após uma interferência da água de um canal. Ele garante que a qualidade da água está boa.
A transparência da água encanta moradores e turistas – Crédito: Divulgação/Maratimba
[ad name=”HTML”]
“A água está própria para banho. A lagoa sofreu uma interferência do Canal do Pinto, por isso ela ficou cristalina. Uma equipe está em campo e vamos solicitar o fechamento do ponto ainda hoje”, explicou Leal.
Alguns peixes foram encontrados mortos no local, mas o secretário garante que não estão contaminados. “Pode ter sido por questões físicas ou químicas ou até mesmo da temperatura da água”, disse.
Normalmente a água tem uma coloração escura devido aos sedimentos, o que deve voltar a acontecer, para o lamento que quem apreciou um cantinho do Caribe no Sul do Estado. “No ponto de vista turístico esta sendo muito bom, mas ambiental é preocupante, pois altera as condições normais e causa impacto sob a fauna aquática. Altera PH, turbidez, temperatura e fica uma água totalmente diferente”, finalizou.
[ad name=”HTML”]
CLOSE
CLOSE
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com