Glicogênio muscular é fundamental para a recuperação após os treinos

Qualquer programa de treinamento tem como proposta melhorar ou manter um determinado nível de aptidão física. Para que estes resultados sejam obtidos existem uma série de necessidades a serem atendidas, entre elas o respeito ao tempo de recuperação entre as sessões de treino.

Este conceito remete á um dos mais antigos princípios metodológicos das ciências do esporte que é a periodização do treinamento. Para que um programa seja efetivo é absolutamente necessário que os efeitos cumulativos dos treinos levem à uma progressão.

Este benefício só é obtido quando se respeita o tempo necessário para a recuperação do treino anterior para novamente promover um novo estímulo. De todos os mecanismos associados à recuperação pós-treino, a ressíntese do glicogênio muscular é um dos mais importantes. O estoque de glicogênio muscular pode ser entendido como o “tanque de combustível” dos músculos. Quando um treinamento é realizado, na dependência de sua intensidade e duração, o nível deste combustível é reduzido muitas vezes até próximo de seu limite mínimo.

[ad name=”HTML”]

A partir dos primeiros minutos da recuperação os músculos iniciam o processo de ressíntese deste combustível como uma verdadeira prioridade. Entretanto, o tempo necessário para a reposição completa do glicogênio muscular pode levar até 72 horas, quando o treino ou solicitação foi muito intenso ou prolongado. Os fatores que limitam esta reposição são os mecanismos determinantes da velocidade de entrada da glicose nas células musculares e sua utilização intracelular para ressintetizar o glicogênio.

É esse mecanismo que justifica a utilização de suplementos nutricionais que sejam fonte de glicose, como por exemplo a maltodextrina, logo após o exercício para acelerar a reposição do glicogênio muscular e encurtar o tempo de recuperação.

[ad name=”HTML”]

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

CLOSE
CLOSE
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com