Evento reúne fãs de Star Wars em Governador Valadares, MG

Há menos de uma semana para a estréia de “Star Wars: Episódio VII – O despertar da Força”, fãs da série em Governador Valadares (MG) organizaram um evento focado no universo criado pelo cineasta George Lucas. Realizado na Biblioteca Municipal, e promovido pela Aliança Lúdica Nerd (ALN), o objetivo foi reunir amantes da saga para a troca de informações e proporcionar momento de lazer para aqueles que compartilham do amor pela cultura nerd.

“Esse é  nosso primeiro encontro. A gente está programando vários eventos para o ano que vem, sociais e culturais, de iniciativa lúdica. Vamos fazer um zombie walk [marcha dos zumbis], que estava marcado para 21 de novembro, mas, devido o rompimento da barragem em Mariana, não tinha clima para isso e ficou para o ano que vem. Já para a estréia do novo filme de Star Wars, na próxima semana, fizemos um acordo com o cinema e fechamos uma sala no horário nobre, e estamos vendendo ingresso em uma loja conveniada nossa. Queremos apresentar a cultura nerd para a cidade”, explica Eduardo Ávila, presidente da ALN.

A programação contou com três mesas redondas de discussões sobre a série, abordando os filmes já lançados, a construção da jornada do herói, as informações já divulgadas sobre a próxima obra, e ainda a relação entre os filmes e outros materiais como animações e quadrinhos que abordam o universo da saga.

[ad name=”HTML”]

Para além do universo de Star Wars, o público pode participar de duas oficinas. Salomão Renato é desenhista e foi um dos três professores da oficina de desenho, ensinando técnicas para aqueles que têm interesse na área. “A gente tem aprendido com os grandes mestres sobre anatomia, sobre o gestual, desenho de observação. Nós já participamos de eventos da área e hoje é uma satisfação muito grande fazer parte desse evento, porque a gente observa como as crianças fazem os traços, e isso também ensina muito para a gente”, comentou o desenhista.

Outra oficina que trouxe novidades para os participantes foi a de papercraft; uma prática de construção de maquetes feitas de papel. O professor, Walter Shuwartri, conta que há quatro anos se interessou pela arte e aprendeu por meio de vídeos na internet. “Essa é uma técnica pouco difundida no país, mas que está começando a aumentar. É interessante porque é gratuita, a maioria dos modelos são disponibilizados na internet. Hoje eu trouxe um mais simples para os iniciantes, mas pode-se fazer peças bem elaboradas”, destaca. Como exemplo, foram exibidas três máscaras referentes à série criadas a partir da técnica. “Você pode até colocar a máscara”, completou Walter.

A programação diversificada atraiu admiradores de todas as idades. Fã do mestre Yoda, Gabriel Richa, de 12 anos, participou do evento e aprovou. “Estou fazendo a oficina de papercraft para ter o R2D2, achei bem legal. Gostei de tudo, se tiver outro dia vou querer vir de novo”, garantiu.

Como forma de manter o contato entre os amantes da saga, um espaço convidava os participantes a se inscreverem no Conselho Jedi, fã clube da série, que é interligado em todo o país. A presidente, Letícia Gabriela, explica que o órgão reúne os apaixonados pela saga e ainda promove ações solidárias. “No Brasil todos temos Conselho Jedi, o de Valadares é um posto avançado de Minas Gerais. Nos reunimos para fazer ações voltadas para Star Wars, mas com cunho solidário, para a gente unir nossa paixão ao amor ao próximo. Hoje, por exemplo, a entrada do evento foi a doação de um brinquedo, que vamos entregar à instituições de caridade ainda neste mês de dezembro. É assim que exercitamos o nosso lado da Força”, conclui.

[ad name=”HTML”]

CLOSE
CLOSE
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com